Procuradora recomenda ao BC ressarcimento de investidores em fundos

28/06/2002 - 19h42

Brasília, 28 (Agência Brasil-ABr) - A procuradora da República, Valquíria Quixadá, do Distrito Federal, enviou hoje ao presidente do Banco Central, Armínio Fraga, e para o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), José Luiz Osório de Almeida, ofício contendo recomendação para que os administradores de fundos de investimentos sejam orientados a ressarcir as perdas sofridas pelos investidores no início deste mês. Além disso, a procuradora quer que administradores façam a provisão dos valores nos balancetes dos fundos e enviem os extratos quantificando o valor do prejuízo a cada cotista lesado.

A assessoria de imprensa do BC informou que a Procuradoria Geral da autoridade monetária ainda não recebeu o ofício, mas que ele será analisado quando possível. Segundo a Associação Nacional de Procuradores da República, o Banco Central e a CVM têm prazo de dez dias úteis, a partir de hoje, para responder às recomendações da Procuradora da República.

De acordo com a procuradora, os investidores que perderam até 40 vezes o valor do salário mínimo podem recorrer ao Juizado Especial de Pequenas Causas para requerer as indenizações.