Rio de Janeiro, 28 (Agência Brasil – ABr) - A Petrobras divulgou nota oficial agora à noite informando reajuste nos preços da gasolina e do óleo diesel nas refinarias da companhia em todo o país. Segundo a nota, o aumento vai vigorar a partir do primeiro minuto deste domingo. A gasolina sofrerá aumento médio de 6,75% e o óleo diesel será reajustado em 9,50%.
Atendendo à determinação do presidente Fernando Henrique Cardoso, no sentido de que todo o aumento de preços fosse comunicado e explicado à sociedade, a Petrobras informou que a média das cotações da gasolina no mercado internacional, nos últimos 15 dias, convertidas em real, superou em 16,51% a média dos 15 dias que antecederam a data de anúncio da redução ocorrida em 15 de maio.
Da mesma forma, a média das cotações do diesel, convertidas para o real, apresentou, nos últimos 15 dias, 12,46% acima do valor da média das mesmas cotações nos 15 dias que antecederam o anúncio do último reajuste anunciado pela companhia.
A Petrobras informou que, mesmo com esse o aumento, o preço médio da gasolina nas refinarias ainda é 2,04% inferior ao preço médio praticado em dezembro de 2001, quando a estatal reduziu o preço do derivado em mais de 20%.