Fundescola reúne secretários para discutir reforma educacional

28/06/2002 - 12h09

Brasília, 28 (Agência Brasil - ABr) - O curso Escolhas Estratégicas para a Reforma Educacional, promovido pelo Banco Mundial em parceria com o Fundo de Fortalecimento da Escola (Fundescola), do Ministério da Educação, será encerrado hoje, com a participação de representantes de secretarias estaduais e municipais de Educação de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Piauí, Bahia, Paraíba e Acre.

Durante as duas semanas de curso, foram discutidas questões relacionadas às disparidades regionais entre municípios, estados e países e o aumento da eficiência da escola e dos resultados de aprendizagem dos alunos.

Segundo o representante do Fundescola no Banco Mundial, Robin Scott Horn, o curso foi um trabalho necessário para que as equipes das secretarias saíssem um pouco do dia-a-dia para refletir e analisar sobre os seus problemas. "Eles receberam métodos e instrumentos para realizar esse tipo de análise. Tudo aqui foi discutido para melhorar o aprendizado do aluno em sala de aula. Queremos ajudar essas pessoas a desenvolver propostas alinhadas com foco também na melhoria das escolas", destacou.

A educação brasileira, na opinião de Robin Horn, enfrenta problemas que afetam o desempenho do sistema. "O importante é que eles tenham uma visão critica e enfocada, isto é, identificar um problema que pode ser resolvido dentro de um mandato, analisar as barreiras que impedem que ele seja resolvido, e a causa dessas barreiras, para solucioná-lo com uma proposta pragmática factível e executável durante o período que o secretário tem de trabalho", concluiu.

Uma nova reunião, no final do ano, está prevista para discutir o que foi implantado nas escolas nos último seis meses, a partir do que foi aprendido durante o curso. E no próximo ano será ministrado curso semelhante aos novos secretários de Educação.