Coordenadora do MEC destaca aumento da taxa de escolarização na faixa de 5 a 6 anos

28/06/2002 - 17h42

Brasília, 28 (Agência Brasil - ABr) - A coordenadora de Educação Infantil do Ministério da Educação, Estela Maris Lagos Oliveira, fez palestra hoje à tarde sobre Educação Infantil. Ela enfatizou que, a partir da Constituição de 1988, a Educação Infantil foi desvinculada da área de assistência social e passou a ser um dos níveis da educação, fazendo parte da formação da criança. De acordo com ela, houve um aumento de 800 mil alunos matriculados na pré-escola, no período de 1996 a 2000. Estela Maris ressaltou, também, o aumento na taxa de escolarização das crianças, de 5 e 6 anos, que em 1992 era 53,9% e, em 1999, foi de 70,9%.

O objetivo da palestra, que faz parte do programa Conheça a Educação, promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), numa parceria do Inep com a Secretaria de Educação Fundamental (SEF/MEC), foi mostrar a professores, diretores de escolas e coordenadores de curso de nível superior a atual situação da Educação Infantil e os avanços atingidos nessa área, especialmente com a implementação de novas diretrizes.

O Plano Nacional de Educação, aprovado em 2001, também foi assunto da palestra. De acordo com o Plano, 30% das crianças, de 0 a 3 anos, devem ser atendidas em 5 anos e na idade, de 4 a 6 anos, a porcentagem é de 60%. Estela Maris destacou que, atualmente, as metas são ampliar o número de vagas e melhorar a formação dos professores da educação infantil.