Brasília, 24 (Agência Brasil - ABr) - O príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, chega ao Brasil no dia 4 de março para uma visita oficial de dois dias. Segundo a assessoria de imprensa da Embaixada britânica em Brasília, a programação da terceira visita do príncipe ao Brasil tem um enfoque social, ambiental e comercial.
Na manhã do dia 4, em Brasília, Charles visita a exposição "Britânicos no Brasil", no Palácio do Itamaraty. Em seguida, o príncipe tem um encontro seguido de almoço com o presidente Fernando Henrique Cardoso.
De tarde, já no Rio de Janeiro, o príncipe visita o centro de defesa ambiental Alpina Briggs Marine no terminal Reduc da Petrobrás. Depois, ele vai ao centro "Criança Esperança" do movimento Viva Rio, no morro Cantagalo-Pavão-Pavãozinho, para conhecer projetos de direitos humanos apoiados pela Embaixada Britânica no Brasil.
Uma recepção em sua homenagem, reunindo empresários, representantes da comunidade britânica, acadêmicos e a imprensa finaliza o primeiro dia da visita. Nesta recepção, Charles se reúne também com o governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, e com bolsistas e patrocinadores do programa Chevening - que oferece a jovens profissionais brasileiros até 90 bolsas de estudo para cursos de mestrado no Reino Unido.
No final da noite, o príncipe lança o programa Negócios da Juventude, uma iniciativa nacional amparada pela Youth Business International, organização de apoio a jovens empresários mantida pelo príncipe.
No dia 5, está programada uma visita à Casa da Cultura, da ONG ActionAid, em São João do Meriti, antes da partida da comitiva para o estado do Tocantins. Em Palmas, Charles se encontra com o governador Siqueira Campos e visita a região da Ilha do Bananal, onde se reúne com representantes da comunidade local e técnicos do DfID (Departamento para o Desenvolvimento Internacional da Grã Bretanha) que desenvolvem projetos no estado. No Centro de Pesquisa de Canguçu, no entorno da Ilha do Bananal, o príncipe inaugura uma unidade demonstrativa de educação ambiental dos quelônios da Amazônia que conta com apoio do governo britânico e conhece trabalho realizado na área de seqüestro de carbono.
O príncipe Charles e sua comitiva seguem para o México na noite do dia cinco de março.