Ibama elabora banco de dados para preservar plantas medicinais

24/02/2002 - 18h17

Brasília, 24 (Agência Brasil - ABr) - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está elaborando, em parceria com a Embrapa e com outras instituições de pesquisa na área, um banco de dados para fornecer informações necessárias para o desenvolvimento de projetos de conservação e manejo das plantas medicinais, onde cerca de R$ 60 mil serão investidos.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Estudos, Conservação e Manejo de Plantas Medicinais do Ibama, Suelma Ribeiro, em entrevista ao programa Revista Brasil da Rádio Nacional AM, não só a fauna brasileira, mas também a flora sofrem sérios riscos de extinção de espécies. O Brasil é muito rico e é preciso fazer um trabalho mais direcionado para orientação dos usuários de plantas medicinais. Suelma alertou também para a existência de uma lista de 27 espécies ameaçadas na flora nacional.
"O núcleo tem objetivo de coletar informações e promover estudos para identificação de material junto com comunidades que vivem em locais de conservação ambiental, como a comunidade indígena. O objetivo é orientar contra a exploração de plantas medicinais. O risco de extinção da flora brasileira ocorre principalmente devido à destruição do habitat das espécies e à biopirataria", finalizou. (Raquel Teixeira)