Banco do Nordeste lança cartilhas sobre práticas ambientais

24/02/2002 - 18h40

Brasília, 24 (Agência Brasil - ABr) - O Banco do Nordeste está lançando 13 cartilhas que constituem guias de práticas ambientais para os clientes do microcrédito. As cartilhas abordam atividades como fabricação de móveis, abate de animais, serviços de alimentação, produtos de limpeza, dentre outras, selecionadas em função das necessidades identificadas junto ao público do CrediAmigo – o programa de microcrédito do Banco do Nordeste.
A edição das cartilhas faz parte do Programa Ambiental do CrediAmigo, que inclui atividades de capacitação visando despertar a consciência ambiental junto ao público do Programa, considerando essa variável necessária à sustentabilidade dos empreendimentos, numa visão de longo prazo.
Com pouco mais de três anos de atuação, o CrediAmigo é o maior programa de microcrédito do país e o segundo da América Latina. Já concedeu cerca de 600 mil empréstimos, envolvendo recursos da ordem de R$ 440,5 milhões. O Programa conta atualmente com 164 agências especializadas, 55 postos de atendimento e 797 assessores, atuando em 652 municípios da área de atuação do Banco do Nordeste. 
A política ambiental para o CrediAmigo busca propiciar aos empreendimentos financiados um avanço em termos de gestão ambiental, levando em conta as conseqüências da ação das micro e pequenas empresas (que representam cerca de 98% das empresas brasileiras) na degradação do meio ambiente. Segundo dados da Confederação Nacional de Indústrias (CNI), 65% das empresas não têm nenhum controle ambiental, 30% submetem os trabalhadores a riscos devido a condições ambientais inadequadas e 54% não manejam adequadamente os resíduos sólidos produzidos.
As principais dificuldades relacionadas à gestão ambiental nas empresas dizem respeito a tecnologias ultrapassadas, limitada capacidade gerencial, falta de acesso à informação e desperdício de recursos – dificuldades essas que a proposta de capacitação do CrediAmigo procura solucionar. As cartilhas contemplam cuidados relacionados com o combate às agressões no meio ambiente, a organização do local de trabalho, higiene e limpeza, segurança do trabalhador, combate ao desperdício e outros assuntos específicos de cada atividade.
As cartilhas enfocam as seguintes atividades: Comércio de Materiais de Construção, Oficina Mecânica, Lataria e Pintura; Fabricação de Produtos de Limpeza, Sabões e Velas; Fabricação de Produtos de Higiene e Perfumaria; Fabricação de Farinha de Mandioca; Fabricação de Móveis; Fabricação de Compotas, Doces e Sucos; Fabricação de Artigos de Couro; Abate de Animais; Processamento de Pescados;  Reparação e Manutenção de Aparelhos Elétricos;  Serviços de Alimentação; e Serviços de Estamparia, Serigrafia e Tinturaria.