Brasília, 24 (Agência Brasil – ABr) – O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) inaugura, no próximo mês, a Universidade Corporativa da Previdência Social (Uniprev), que oferecerá cursos virtuais à distância aos servidores. O anúncio foi feito pelo diretor-presidente do INSS, Fernando Fontana, em entrevista à TV Nacional Brasil (NBR), a tevê a cabo da Radiobrás.
O projeto-piloto vai atender, primeiramente, a 800 servidores dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Goiás, Brasília e Tocantins. Mas, segundo Fernando Fontana, a partir do segundo semestre deste ano, a Universidade funcionará em todo o país. "Estamos otimistas. O projeto vai modernizar a prestação de serviços do INSS, além de contribuir para a sedimentação da cultura de educação permanente, transformando as habilidades, percepções, crenças e valores em um crescente desenvolvimento pessoal e profissional", afirmou.
A Uniprev oferecerá cursos na área gerencial, institucional, tecnológica, social e cultural. Atualmente, estão sendo preparadas 378 pessoas que ficarão responsáveis por desenvolver o programa e orientar os participantes (gestor master, especialista, monitor, intrutor web e conteudista).
Os cursos oferecidos pela Uniprev serão gratuitos para o servidor e terão um custo de apenas R$ 6,78 por pessoa para o INSS. "Os cursos que utilizam essa metodologia saem muito barato para a instituição, ao contrário dos cursos presenciais (normais), que custariam cerca de R$ 2.000,00 por aluno", garantiu.
O aluno que fizer o curso receberá um certificado de conclusão emitido e reconhecido pelo INSS. Os servidores interessados podem fazer a matrícula pelo site (www.uniprev.gov.br).