Banco do Nordeste já realizou mais de 8 mil fóruns de clientes

24/02/2002 - 15h04

Brasília, 24 (Agência Brasil - ABr) - O Banco do Nordeste contabiliza 8.278 participações de clientes e lideranças regionais nas 203 reuniões do Fórum de Clientes já realizadas. Criado em 1996, o instrumento tem caráter consultivo e objetiva conhecer as expectativas dos agentes produtivos nordestinos e debater temas de interesse regional. Ao todo, foram 1.610 compromissos gerados nesses encontros, dos quais 95% já concluídos.
Os encontros são realizados a cada três meses, em todos os estados nordestinos e em Minas Gerais, reunindo empresários de diversos segmentos econômicos de várias comunidades, representantes do governo e órgãos públicos, empresários da iniciativa privada e de organizações não-governamentais.
Durante o evento, são coletadas críticas e sugestões sobre os serviços e produtos da empresa e discutidas soluções para o aperfeiçoamento da atuação do Banco como órgão de desenvolvimento regional. Muitos dos questionamentos feitos na reunião, desencadeiam mudanças de processos, alterações em sistemas e até formação de parcerias.
Também são promovidas palestras sobre temas de interesse dos participantes, com o apoio de técnicos e representantes de outras instituições, permitindo a troca de experiências e informações. Além disso, são articuladas visitas técnicas a empreendimentos financiados pelo Banco e a projetos produtivos de interesse dos clientes.
Ao lado de outros instrumentos que o Banco do Nordeste disponibiliza para o intercâmbio de informações com o empresariado nordestino, o Fórum de Clientes é um exemplo de incentivo à construção de parcerias, com resultados concretos.
Ao participarem do Fórum de Clientes, os empresários atuam como conselheiros do Banco do Nordeste, passando a manter um relacionamento permanente com a empresa, apresentando dúvidas e propondo soluções para problemas identificados em sua comunidade. Cada cliente participa de quatro reuniões consecutivas, avalia a iniciativa, recebe seu certificado e cede lugar para a participação de outros agentes produtivos.