Maurício Mendonça fala na Comissão de Minas e Energia da Câmara

12/06/2002 - 20h57

Brasília, 12 (Agência Brasil - ABr) - O secretário de Política Tecnológica e Empresarial do Ministério da Ciência e Tecnologia, Maurício Mendonça, reiterou junto à Comissão de Minas e Energia e do Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, o compromisso do MCT no desenvolvimento tecnológico de biocombustíveis e no fortalecimento da Rede Brasileira de Biodiesel.

Na audiência pública sobre o tema, realizada nesta quarta-feira, Maurício Mendonça enfatizou o Programa Brasileiro de Biodiesel, criado ano passado pelo MCT, e o projeto Probioamazon, que visa incentivar o uso do óleo de dendê como combustível em assentamentos agrários.

Segundo o secretário, o Brasil está investindo no desenvolvimento do biodiesel como um combustível capaz de reduzir consideravelmente os níveis de gases poluentes emitidos pelos veículos automotores. Extraído do óleo vegetal - soja, dendê, babaçu e girassol, entre outros -, o biodiesel, puro ou com álcool anidro, pode ser misturado ao óleo diesel em diversas proporções.

Durante palestra, o secretário fez várias sugestões para o desenvolvimento do mercado brasileiro de biocombustíveis, entre elas o incremento da utilização do óleo vegetal em aplicações industriais, automotivas e na geração de energia, a substituição do óleo diesel por óleos vegetais na região Norte, a substituição parcial ou total do óleo diesel na frota urbana, e a multiplicação de experiências bem sucedidas de substituição do óleo diesel.

Maurício Mendonça também apresentou um panorama sobre a participação do diesel no mercado brasileiro de combustíveis. O Brasil consome anualmente 35 bilhões de litros de óleo diesel, sendo 5,2 bilhões importados diretamente e 8 bilhões de litros refinados de petróleo importado.