Teatro Nacional de Brasília mostra imagens maravilhosas de Taiwan

25/10/2002 - 21h14

Brasília, 25/10/2002 (Agência Brasil - ABr) - "As Imagens Maravilhosas de Taiwan" é o nome da exposição organizada pelo Escritório Econômico e Cultural de Taipei – Divisão de Informações e pela Associação Cultural Brasil – China, montada no Teatro Nacional. É uma mostra de fotos, revistas e outras publicações que revelam a beleza, cultura, arte, paisagens naturais, recursos biológicos e tecnológicos, existentes no país. Serão abordados cinco pontos na mostra: Evolução Social, o contraste marcante entre a atual prosperidade da ilha e sua antiga pobreza, Paisagem Natural, Conservação da Vida Selvagem, Costumes e Festivais, que refletem a fé e os conceitos sobre a vida e o universo, e Cultura e Artes.

Algumas fotos mostram grupos de teatro e ópera, como o Ming Hwa Yuan, com mais de 100 anos, em apresentações que encenam costumes milenares, preservados até hoje, e considerados de extrema importância para os taiwaneses.

Segundo Félix Wang, representante do Escritório, organização que patrocina e que cedeu as fotos para o evento, esse é um meio interessante de promover um intercâmbio cultural entre o país, o Brasil e a China, e divulgar costumes e informações que ajudam no relacionamento sócio-econômico.

Félix Wang destaca também a evolução tecnológica de Taiwan, que é atualmente o terceiro maior fabricante mundial de tecnologia de informação. É o primeiro em produtos como placas-mãe, teclados e scanners. Todo esse processo aconteceu em cerca de 50 anos, o que aumentou a renda per capita de US$ 140 na década de 40, para US$ 13000 atualmente.

A "ilha formosa", como é chamada Taiwan, revela também belezas naturais como na foto "A Cabeça da Rainha", rocha esculpida pelo tempo, que tomou a forma de uma cabeça humana e representa a luta dos taiwaneses pela preservação ambiental.

A exposição está no mezanino da Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília, de hoje até o dia 07/11, de segunda-feira a sábado, das 9h às 21h, e domingo, das 9h às 20h. Estará em São Paulo de 12 a 30/11, no Espaço Cultural Conjunto Nacional. Outras informações podem ser acessadas pelo site www.sinonet.com.br