Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Quase todos osprofessores da rede pública municipal de ensino do municípiogoiano de Formosa, no Entorno do Distrito Federal, têm formaçãosuperior e participam periodicamente de cursos de atualização,como o Programa de Apoio à Leitura e à Escrita(Praler), do Ministério da Educação.Formosa foi um dos37 municípios modelo apontados pela pesquisa Redes deAprendizagem – Boas Práticas que Garantem o Direito deAprender, do Fundo das Nações Unidas para a Infância(Unicef). A pesquisa, divulgada na semana passada, foi feita emparceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisAnísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério daEducação, e a União Nacional dos DirigentesMunicipais de Educação (Undime). O incentivo à leitura é um dospontos em destaque nas escolas da rede municipal. Na Escola MunicipalMadalena Mendes Nessralla, por exemplo, é comum ver os alunose os professores de português deitados ao pé de umaárvore, com vários livros. "Eles lêem ashistórias e depois as recontam aos colegas", conta adiretora Hélia Maria Campos.Os professores também consideram importanteo atendimento individualizado, respeitando o ritmo de cada criança,para que nenhum estudante fique para trás – nãodesistir nunca é regra nas escolas avaliadas pela pesquisa. NaEscola Municipal Pedro Chaves, há uma sala preparadaespecialmente para essa atividade. Desde o começo do anoletivo, professores identificam as dificuldades de cada aluno eoferecem reforço escolar fora do horário de aula.O ensino da música é outra atividadecomplementar da qual professores e estudantes não abrem mão.O maestro Samuel Lucas ensina cerca de 150 crianças dediferentes colégios a tocar flauta doce. O grupo jágravou até um CD. "Muitas vezes, são alunoscarentes, que precisam de muito apoio e incentivo. A músicafoi a maneira encontrada para que fiquem mais tempo na escola e menosnas ruas", afirma o maestro.