Da Agência Brasil
Brasília - A 2ª Conferência Nacional de Economia Solidária (Conaes) termina amanhã (18) debatendo a proposta de criação de mais um ministério, o Ministério da Economia Solidária. Os 1,6 mil delegados passaram o dia de hoje (17) discutindo o documento base da conferência, que será levado a plenário amanhã.
De acordo com Vinícius Xavier, representante da Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia (Finep), a proposta de criação do ministério foi o principal tema em debate. “O ponto de maior destaque foi quem seria o órgão gestor da economia solidária no país”, disse.
Para a delegada que representa a Divisão de Apoio à Agricultura Familiar e Solidária de Barbacena (MG), Conceição Maria de Souza, a maioria dos representantes dos movimentos de economia solidária quer a criação do ministério. “Os movimentos acham que uma secretaria é insuficiente para cuidar dessa questão”.
Atualmente, a economia solidária é gerida pela Secretaria Nacional de Economia Solidária, ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Edição: Vinicius Doria