Ministério Público Federal denuncia nove por fraude contra Correios

25/02/2010 - 20h14



Flávia Albuquerque

Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O Ministério Público Federal (MPF) em Bauru ajuizou ação de improbidade administrativa, com pedido de condenação por danos morais causados aos Correios, contra nove pessoas. De acordo com a denúncia, a fraude foi descoberta durante a Operação Déjà Vu, da Polícia Federal.

Oito dos nove acusados por improbidade já estão respondendo ação movida pelo Ministério Público de Sorocaba. Dos quatro funcionários dos Correios, três já estão afastados de suas funções e um já foi demitido.

Segundo o MPF, a maior parte dos atos de improbidade ocorreram em Bauru, onde fica a Diretoria Regional dos Correios São Paulo-Interior, e onde eram lotados três dos quatro acusados. A operação também investiga a migração ilegal de postagens de agências maiores dos Correios para as Agências de Correio Franqueadas (ACF).

O MPF informou que o alvo da ação de improbidade é o esquema de compra de compra de ACFs. O dono de quatro agências franqueadas e um cúmplice extorquiam os donos das ACFs, dizendo a eles que sabia de procedimentos administrativos instaurados para apurar irregularidades nessas agências e que o pedido de descredenciamento da agência já estaria com o diretor da Empresa de Correios e Telégrafos, responsável por credenciar ou descredenciá-las.