Cristina Kirchner inaugura fábrica de turbinas eólicas em Pernambuco

06/09/2008 - 11h33

Da Agência Brasil

Brasília - Apresidente da Argentina, Cristina Kirchner, chega na tarde de hoje(6) ao Brasil, para a primeira visita de Estado ao país. Em Recife (PE), ela inaugura, às 16h, umafábrica argentina de turbinas eólicas. As informações são daagência argentina Telam.

A fábrica de turbinas eólicas está localizada no complexo portuáriode Suape (PE), a cerca de 60 quilômetros de Recife, e ocupa umterreno de 27 hectares (270 mil metros quadrados ). Nesta primeira etapa, asinstalações ocupam cerca de 3 mil metros quadrados cobertos. A previsãoé de que, em 2010, estejam prontos 40 mil metros quadrados deárea.

Aconstrução da fábrica omeçou no segundo semestrede 2007 e foi concluída em julho deste ano, com um custoestimado de mais de US$ 90 milhões.

Amanhã,Cristina participa das comemorações do 7 de Setembro e,na segunda-feira (8), de um encontro com o presidente LuizInácio Lula da Silva. Ela esteve em Brasília em maiopara uma reunião de cúpula extraordinária daUnião Sul-Americana de Nações (Unasul).Na pautada reunião entre os chefes de Estado está a iniciativade substituir o dólar pelo peso argentino e pelo real e asoperações de intercâmbio comercial. Lula eCristina devem discutir também os avanços de negociaçãoapós a visita do ministro de Planejamento argentino, Julio deVido, a Brasília, para tratar da localização deuma fábrica de aviões daEmpresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) na Argentina.

Depois do encontro com Lula, Vido afirmou que a Embraer haviamanifestado interesse de investir no país vizinho. Segundo ele, também foi discutida a possibilidade de aempresa Aerolíneas Argentinas comprar aviõesbrasileiros.

Assuntosrelacionados a temas energéticos e obras de infra-estruturaconjunta como a Usina Hidrelétrica de Garabi, no Rio Uruguai,bem como a possibilidade de aceleração no cumprimentodos prazos também devem estar na pauta do encontro da presidente com Lula.

No finalda tarde de segunda-feira, Cristina tem encontros com o presidente doSenado Federal, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), da Câmara dosDeputados, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), e do Supremo TribunalFederal (STF), ministro Gilmar Mendes.