Lançado programa que qualificará museus para turismo cultural

25/08/2008 - 19h30

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Sete museuslocalizados em cidades que integram os 65 destinos indutores doturismo no Brasil fazem parte da primeira etapa do Programa deQualificação de Museus para o Turismo, lançadohoje (25) pelos ministros Juca Ferreira, da Cultura, e LuizBarretto, do Turismo. O objetivo do programa, que teráinvestimento de R$ 3 milhões na primeira fase, étransformar os museus em espaço de turismo cultural.

Segundo Barretto, com isso, seagregará valor aos destinos turísticos brasileiros,“hoje muito voltados para a natureza - sol e praia - ou paranegócios”. É também uma maneira do turistanacional e estrangeiro conhecer o país, disse ele, ementrevista à Agência Brasil.O programa deve aproveitar experiências de outrospaíses para qualificar os museus nacionais como parte dosroteiros turístico-culturais.

Os estabelecimentos incluídosna etapa inicial foram definidos por meio do cruzamento entre os 65roteiros indutores do turismo e a lista de museus existentes noBrasil. Nessa fase, os recursos serão aplicados naqualificação e capacitação dostrabalhadores, na sinalização dos museus e na confecçãode material promocional, como mapas, guias e folhetos sobre a cidade e o museu em três idiomas. Deverão ser qualificados pelo programa profissionais de mais de2.500 museus nacionais.

Luiz Barretto disse que tambémestão previstas pequenas obras de adaptação dosmuseus ao turismo, como a padronização das lojas.Integram inicialmente o programa o Museu Nacional de Belas Artes, noRio de Janeiro; o Museu Emílio Goeldi, em Belém; oMuseu Cenográfico, em Rio Grande, no Rio Grande do Sul; oMuseu de Arte Sacra, em Salvador, o Museu de Pirenópolis, emGoiás. e o Museu do Homem e do Destino, em Recife.

De acordo com o ministro, ohorizonte do programa é a Copa do Mundo de 2014. “Nospróximos anos, vai ter um grande investimento do [Ministériodo] Turismo nesses roteiros culturais, no sentido de qualificarnossos destinos, preparando-os para a Copa do Mundo”, explicou.

No próximo ano, o programareceberá novo aporte financeiro dos dois ministérios,que pretendem estendê-lo a outros destinos indutoresturísticos. Com base em estudo do Ministério daCultura, serão analisados os museus que cruzam com os destinosprioritários para o turismo doméstico e internacional.

Barretto informou que os parques nacionais terão programa semelhante, em parceria com o Ministériodo Meio Ambiente. Os estudos estão sendo feitos pela FundaçãoGetulio Vargas (FGV), e o programa deve ser lançado no mêsque vem. “A FGV faz o diagnósticodesses municípios e roteiros, identificando parques, museus, arede hoteleira, infra-estrutura, acessibilidade, área desaneamento, preservação do meio ambiente. É umgrande diagnóstico, que vai ser acompanhado ano a ano.”

Para o ministro, a Copado Mundo de 2014 será a maior oportunidade de promoçãodo Brasil no exterior. Ele estima que, durante os jogos, mais de 1milhão de turistas terão chance de circular pelo país.Por isso, defendeu a necessidade de iniciar agora o planejamento daCopa.

Ele disse que já estáconversando com a ministra-chefe do Gabinete Civil da Presidênciada República, Dilma Rousseff, e o presidente Luiz InácioLula da Silva sobre a possibilidade de uma linha de créditoespecial do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)para a preparação dos jogos.