Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil
São PAulo - O frete dos caminhões que transitam na região metropolitana de São Paulo deve subir mais de 20% com o início do rodízio de veículos pesados na cidade. A estimativa é do Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos do Estado de São Paulo. A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística prevê uma elevação menor, de aproximadamente 15%."Cada caminhão que fica parado no rodízio toma 90 reais de prejuizo. Hoje, nós vamos ter doze mil caminhões parados com esse prejuízo, nas três horas de rodízio. Ele [o caminhoneiro] sabendo que vai passar por essa dificuldade, vai acrescer o seu frete, sim. E isso eu diria, ele vai ser muito mais de 15 ou 20 %", explica o presidente do Sindicato dos Caminhoneiros, Norival de Almeida Silva.De acordo com ele, o transporte rodoviário de carga no estado vai deixar de gerar, com o rodízio, cerca de um milhão de reais por dia. Ele ressalta que até o frete do transporte realizado por navios que se utilizam do porto de Santos deve aumentar, já que boa parte dos caminhões que vão a Santos são obrigados a passar por São Paulo."Estamos dando e tendo prejuízo tão extensivo que vai atingir até navio que está ancorado em Santos, se estiver com hora marcada para sair e nós estivermos com a carga neste percurso. Com certeza, o país vai deixar de exportar porque nós não vamos conseguir chegar lá", destaca.Para a Secretaria de Transportes da cidade, a implantação do rodízio para caminhões na cidade de São Paulo trouxe resultados amplamente positivos.Segundo dados da prefeitura, o nível de congestionamento no primeiro dia do rodízio, na última segunda-feira (28) , medido pela Central de Engenharia de Tráfego, foi de 27 quilômetros em média, no período entre as 7 horas e 12h. Esse índice representa uma queda de 49%, quando comparado à média das segundas-feiras de julho do ano passado. Se comparado com a última segunda-feira de julho de 2007, o nível de congestionamento de hoje pela manhã teve uma diminuição de 34%.No horário de pico, a maior redução foi registrada às 9h: 41 quilômetros de lentidão contra 80 quilômetros na média das segundas-feiras de julho do ano passado, ou seja, uma diferença de 39 quilômetros. A maior queda percentual se deu às 7h30, quando o nível de congestionamento registrado no dia 28 foi 52% menor do que o apontado na média do horário das segundas-feiras de julho de 2007.Especificamente na Avenida dos Bandeirantes, o efeito do rodízio de caminhões foi uma redução de 74% do congestionamento no horário de pico da manhã, em comparação com a última segunda-feira de julho de 2007. Nos corredores das Marginais Pinheiros e Tietê, a queda no nível de engarrafamento foi de 16% e 5% respectivamente, na mesma comparação anterior.