Da Agência Brasil
Brasília - O governobrasileiro enviou uma missão ao Haiti para ajudar naelaboração e implementação de um programade cooperação técnica nas áreas deagricultura e segurança alimentar. A missão - que termina na sexta-feira, 1° de agosto - écoordenada pela Agência Brasileira de Cooperação(ABC), do Ministério das Relações Exteriores(MRE). O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate àFome (MDS) foi representado pelo diretor da Secretaria Nacional deSegurança Alimentar e Nutricional, José César deMedeiros.“No primeiromomento, quando a missão chegou ao Haiti, o governo localesperava que o Brasil apresentasse as coisas prontas, mas aos poucos mostramos para eles que queremos uma construçãoconjunta”, disse Medeiros.De acordo com ele, um dos modelos apresentados para o governo haitiano querelacionaria a agricultura e segurança alimentar é oque temos no Brasil, o Programa de Aquisição deAlimentos.
No Haiti, há um grupo que faz parte da missão analisando váriosaspectos do país, inclusive as condições do soloe melhores áreas para desenvolvimento da agricultura. A missãovai ficar no país até o 1° de agosto, e o gruporetornará em seguida para o Brasil com os relatórios.
Segundo osecretário, as primeiras reuniões serviram para definir o local onde começará o projeto voltado à produção de alimentos esegurança alimentar. A princípio ficou definido queárea a ser usada como base pelo Brasil será napenínsula sul Haiti. Nesse local, a idéia éque a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) trabalhe com quatro produtos básicos daalimentação do povo haitiana: arroz, feijão,mandioca e milho.“Nessaárea, na península sul, também há umaproposta de implementação do centro de tecnologiasocial voltado à segurança alimentar, que já tem ofinanciamento do Ministério da Ciência e Tecnologia. Outros ministérios também aportarão recursospara a implementação desse centro, que será abase do Brasil nessa área de experimentação”,explicou Medeiros.
A missãoé fruto da viagem que o presidente Luiz Inácio Lula daSilva fez ao Haiti em maio deste ano. Na ocasião, ele firmouacordo com o presidente René Préval para a cooperaçãotécnica no período de 2008 a 2010. Em agosto, opresidente Préval virá ao Brasil para dar continuidadeao programa.
camila vassalo 9272 6459