Para ANP, aumento no preço do diesel ainda é reflexo do reajuste de maio

16/07/2008 - 5h36

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O aumento da quantidadede biodiesel adicionada à mistura vendida nos postos nãoé a única explicação para a subida nopreço do combustível registrada nas últimassemanas. Para o superintendente de abastecimento da AgênciaNacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis(ANP), Edson Silva, issoainda é reflexo do reajuste do produto em 15% nas refinarias,determinado pelo governo em maio deste ano. Desde o dia 1º dejulho, o diesel vendido nos postos de combustíveis deve ter3% de biodiesel na mistura. Antes, o percentual era de 2%. Olevantamento de preços realizado semanalmente pela ANP mostrouque o litro de diesel, que custava em média R$ 2,05 na últimasemana de junho, chegou a R$ 2,09 na semana passada, depois que oaumento do percentual entrou em vigor. Silva reconhece, noentanto, que o custo da produção de biodiesel ainda temimpacto no preço final do combustível vendido aosconsumidores. “Acredito que com o desenvolvimento da tecnologia ede outras fontes de matéria-prima para a produçãode biodiesel, chegaremos a um custo menor e, conseqüentemente,deixando de impactar no preço final para o consumidor”,avalia. De acordo com aFederação Nacional do Comércio de CombustíveisLubrificantes (Fecombustíveis), enquanto o óleo dieselcusta R$ 1,51 para as distribuidoras, o biodiesel está nafaixa de R$ 3,20. O superintendentegarante que o abastecimento de biodiesel está regular, mesmocom a entrada em vigor do aumento do percentual. Segundo ele, a ANPestá buscando o aperfeiçoamento das técnicaspara fiscalizar a adição de biodiesel na mistura. Hoje,esse controle é feito por meio de um produto químicoadicionado ao biodiesel. Além disso, as distribuidoras sópodem comprar o diesel nas refinarias se comprovarem a aquisiçãode biodiesel nas usinas. Silva considera quequanto maior o percentual de biodiesel na mistura, maiores serãoos ganhos do país. “O Brasil ainda é um paísimportador de diesel, não produzimos ainda todo o volume parao nosso consumo. À medida em que o consumo de diesel de origemvegetal aumenta, ainda que em proporções pequenas,significa dizer que diminuímos a importação dediesel mineral”, avalia, lembrando também que o biodieselpolui menos o meio ambiente, além de gerar empregos com ofuncionamento das usinas produtoras de biodiesel.