Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - O Índice deConfiança do Consumidor (ICC), medido pela Federaçãodo Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio), caiu 8%em julho, atingindo a marca de 131,5 pontos. É a maior quedadesde setembro de 2005, quando a taxa recuou 13%, registrando 109,5pontos. De acordo com ametodologia de avaliação da Fecomercio, o ICC segue umaescala de zero a 200, e toda vez que atinge um número abaixode 100 demonstra pessimismo.De acordo com aFecomercio, as mulheres foram as que se apresentaram com maiorpessimismo ao lado das faixas de renda abaixo de 10 saláriosmínimos, com índices de 11,2% (126,1 pontos) e 8,7%(127 pontos), respectivamente. O Índice deExpectativas do Consumidor (IEC), que mede a confiança futura,teve queda de 8%, registrando 125,7 pontos. De acordo com a análisetécnica da Fecomercio, essa pontuação sinaliza“que os consumidores não acreditam na melhoria do atualcenário de altas nos preços, pelo menos a médioprazo”. Em outra pesquisa daentidade, a do Índice de Preços no Varejo (IPV), foiconstatado alta de 1,25%, a segunda maior variação doano. Até agora a maior taxa foi de 1,46%, registrada em maio. Os preçosapurados em açougues indicam aumento de 8,65%, emsupermercados (2,67%) e em padarias, 0,88%.