Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil
Curitiba - O ministro-chefe da Secretaria Especial dePortos, Pedro Brito, anunciou hoje (19), emCuritiba, a antecipação das obras de dragagem para aprofundamento do calado do Canal da Galheta do Porto de Paranaguá, no Paraná - que vai passar de 11,3 metrospara 15 metros, a mesma profundidade que terá o Porto de Santos (SP). De acordo com Brito, R$60 milhões previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) serão aplicados no terminal paranaense. Oministro explicou que, no calendárioinicial, esta dragagem só entraria para licitação no ano que vem. "Vamos agora,juntamente com empresários e governo do Paraná, trabalhar para agilizar a liberação dos licenciamentos ambientais para que o trabalho seja executadoimediatamente”, garantiu.Segundo Brito, a dragagem no Porto deParanaguá tem que ser feita com certa urgência porque o terminal “trabalha com um calado autorizado de 11,3 metros, que não permite a entrada denavios de grande porte”. O Porto de Paranaguá, segundo o ministro, exige uma dragagem permanente. “Vamos fazer um aprofundamento inicial que vai retirar cerca de 9 milhões de metros cúbicos de areia, retirada que vai permitir os 15 metros e depois, anualmente, vamos retirar 2,4 milhões de sedimentos”, informou. O Porto de Santos, que atualmente tem profundidadede 12,5 metros, é o maior da América Latina e também apresenta problemas de dragagem e de manutenção. O ministro afirmou que o governo tem procurado resolver esses problemas por meio do Programa Nacionalde Dragagens.“Nosso programa é pela dragagem por resultados. Todos os 20 principais portos brasileiros estão incluídos nesse programa. Serão beneficiadoscom R$ 1,5 bilhão, dentro da nova políticada dragagem por resultado”, disse.O compromisso em antecipar a obra foi assumido durante reunião com empresários paranaenses, promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Entre janeiro e maio deste ano, saíram do Porto de Paranaguá 5,3 milhões detoneladas de grãos. Em todo o país, foram 17,3 milhões de tonelas registradas, volume que confere ao porto a liderança no ranking de maior exportador de grãos daAmérica Latina, com mais de 30% do volume total embarcado no Brasil. Em 2007, Paranaguá exportou 14,8 milhões detoneladas de grãos, seguido por Santos (10 milhões de toneladas) e Rio Grande(7,6 milhões de toneladas).