Bolsa de negócios da moda do Rio de Janeiro bate recordes de vendas e público

13/06/2008 - 22h50

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro -

A 12ª edição da bolsa de negócios Fashion Business, encerrada hoje (13) no Rio de Janeiro, totalizou vendas no valor de R$ 443 milhões para o mercado interno, superando a projeção preliminar de R$ 435 milhões. O aumento observado foi de 5,4% sobre os R$ 420 milhões registrados na edição primavera-verão de 2007.

Para o mercado externo, o balanço apresentado pelos organizadores, entre os quais a Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), também foi recorde da série iniciada em 2003, atingindo vendas de US$ 16,25 milhões. O resultado revela incremento de 16% em relação à edição de junho do ano passado.

Realizado em paralelo com o Fashion Rio, evento que integra o calendário oficial da moda nacional, o Fashion Business atraiu público de 11,3 mil visitantes, com destaque para  compradores brasileiros e estrangeiros.O presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira,  salientou que o Fashion Business  reafirma o Rio de Janeiro como “portal de moda do Brasil para o mundo”.  Segundo ele, o balanço parcial de vendas realizadas na bolsa de negócios “reforça o empenho do Sistema Firjan no desenvolvimento cada vez maior da cadeia produtiva de moda e da criatividade no estado, com ações concretas”.Os Pólos de Moda do Sul Fluminense e de São Gonçalo, integrados por artesãos e pequenas confecções, comemoraram a abertura de mercados. Somente as empresas de São Gonçalo ganharam novos compradores no exterior, oriundos de países como França, Inglaterra e, inclusive, das Filipinas. Também o Pólo de Petrópolis conseguiu efetuar operações para destinos internacionais, como a Costa Rica, e domésticos, como Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo.