*Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O municípiogoiano de Formosa, no Entorno do Distrito Federal, é apenas umdos 37 relacionados pela pesquisa Redes de Aprendizagem – BoasPráticas que Garantem o Direito de Aprender. A pesquisa, feitapelo Fundo das Nações Unidas para a Infância(Unicef), em parceria com o Ministério da Educaçãoe o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnísioTeixeira, aponta bons resultados em outras redes localizadas nascinco regiões do país. Em Sobral, no Ceará, um plano deaprendizagem para alfabetização mudou a realidade dosalunos. “Em 2001 identificamos que apenas 33,7% dos alunos na faixado etária dos seis anos terminavam a pré-escolaalfabetizados”, lembra o secretário de Educaçãodo município, Júlio César da Costa. Segundo Costa, o diagnóstico serviu de basepara a formulação de ações para revertero quadro. Uma das ações focava a valorizaçãodo magistério: os estudantes passaram a ser periodicamenteavaliados, e os professores cujos alunos atingiam as metas esperadasganhavam gratificação salarial. “Em 2007, na mesma faixa etária [seisanos], o índice de alfabetização foi de89,2%.” Costa destaca outro bom indicativo, o índice deevasão escolar, que é 0,16% entre os alunos da 1ªà 9ª séries. Na Região Nordeste, alémde Sobral, quatro municípios aparecem na pesquisa: Alto Alegredo Pindaré, no Maranhão; Mortugaba e Presidente Dutra,na Bahia; e Teresina, capital do Piauí.Das cinco regiões brasileiras, o Sul foi ocampeão em número de municípios relacionados napesquisa. Foram 10 redes modelo, nos municípios de Arroio doMeio, Farroupilha, Horizontina e Sapiranga, no Rio Grande do Sul;Guaramirim, em Santa Catarina; Jesuítas, Marilena, Pinhais,Realeza e São Jorge d'Oeste, no Paraná.A pesquisa aponta nove municípios da RegiãoSudeste, entre os quais Sud Menucci, em São Paulo, com apenas7 mil habitantes. A Secretaria de Educação foi criadaapenas em 2001 e desde então desenvolveu açõescom foco na aprendizagem. Para a secretaria Sandra Muniz, oenvolvimento da comunidade nas questões escolares, com acriação de conselhos e associações depais, foi fundamental para o bom resultado obtido pelo município.“Descobrimos que os alunos não tinhamhábito de leitura, mas a cidade não tinha biblioteca.Então, criamos a biblioteca municipal. Os pais nãoajudavam os filhos – descobrimos que muitos eram analfabetos – eimplantamos a educação de jovens e adultos”, contaSandra. Os outros municípios do Sudeste incluídos napesquisa são Divinópolis, João Monlevade,Lagamar, Rio Piracicaba e Santa Rita de Caldas, em Minas Gerais;Santo Antônio de Pádua, no Rio de Janeiro; Sete Barras eVotuporanga, em São Paulo. No Centro-Oeste, além de Formosa, foramapontados sete municípios: Apiacás, Rondonópolise Comodoro, em Mato Grosso; Carmo do Rio Verde, Cezarina, Piranhas eRio Verde, em Goiás. Na Região Norte, as redesindicadas foram Altamira e Santarém, no Pará; Alvoradae Araguaína, em Tocantins; e Rio Branco, no Acre.