Programa de Aquisição de Alimentos recebe documentos de municípios até o dia 29

06/02/2008 - 23h03

Felipe Linhares
Da Agência Brasil
Brasília - Os municípios doSemi-Árido que quiserem participar do Programa de Aquisiçãode Alimentos (PAA) têm até o dia 29 de fevereiro paraenviar os documentos necessários ao Ministério doDesenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Este ano oministério disponibilizou cercade R$ 20 milhões para esses municípios. Nesta primeira etapa, 54municípios vão ser selecionados. Os interessados emparticipar têm que mandar os seguintes documentos: ofíciode manifestação de interesse, ata de aprovaçãodo projeto para a compra e comercialização direta dealimentos, formulário de informações dosproponentes e um plano de trabalho. De acordo com acoordenadora geral de Apoio aos Sistemas de Descentralizaçãodo ministério, Roberta Ribeiro, qualquer município que mandar adocumentação vai concorrer, maspara ser escolhido precisa passar por alguns critérios deavaliação. “Nosso recurso não é capazde atender a todos. Por isso a necessidade de um edital paraselecionarmos os municípios que mais precisam.” O PAA ajuda oagricultor a escoar a produção. O ministériocompra os alimentos e doa para as entidades e programas sociais domunicípios. Os aprovados na fase de seleçãotambém vão poder elaborar um projeto de comercializaçãodireta em feiras livres montadas pelo governo. Assim, os agricultoresque não participam do programa também podemcomercializar os alimentos. O edital de inscriçãofoi aberto no dia 1º de fevereiro, mas até agora o ministério sórecebeu telefonemas de interessados em sanar dúvidas. Ainda neste ano ogoverno deve abrir mais dois editais para selecionar 51municípios. As informações para envio dadocumentação estão no site do MDS.