Obras de reconstrução da BR-101 vão custar R$ 1,8 milhão

11/01/2008 - 17h36

Paloma Santos
Da Agência Brasil
Brasília - As obrasde reconstrução do trecho da BR-101, no EspíritoSanto, interditado devido ao desabamento provocado pelas chuvas, vãocustar cerca de R$ 1,8 milhão. É o que afirmou o superintendente do Departamento Nacional de Infra-EstruturaTerrestre (Dnit), Elio Bahia.

Ementrevista à Agência Brasil, Elio Bahia informou que asobras tiveram início hoje (11), e vão durar de 90 a 100dias, aproximadamente. Segundo ele, como foi decretada emergência,o processo de licitaçãopara escolha da empresa que fará a construção pode ser dispensado.

“Fizemosum convite ontem à empresa Delta Construções,e as obras já começaram. Mas, antes de reconstruirmos otrecho, vamos ter que fazer um desvio para que os veículosvoltem a trafegar na região”, disse.De acordocom o superintendente do Dnit, a construção do desvio deve levarcerca de 10 dias. Ele afirmou que os veículos depasseio já estão utilizando rotas alternativas que aumentam otrajeto em apenas dois quilômetros. Os caminhões eoutros veículos de grande porte tiveram que aumentar a rotaem 100 quilômetros.

“Otrânsito já está praticamente normalizado. Criamos vias alternativas e, por isso, o tráfego nessa regiãonão será prejudicado”, garantiu Bahia.

Osuperintendente ressalta que as obras não devem prejudicar ocomércio local nem o turismo. A rodovia é a principalestrada de acesso para o litoral sul da Bahia. Além disso, elatambém liga o Sudeste ao Nordeste e tem um fluxo diáriode cerca de 45 mil veículos.

A BR-101está interditada entre os municípios de Linhares eAracruz, no Espírito Santo. De acordo com a Defesa Civil, as fortes chuvas na região provocaram o rompimento derepresas criando uma cratera de, aproximadamente, 15 metros deprofundidade e 30 de comprimento.