Banco Central lança boletim que reúne dados econômicos por regiões do país

29/10/2007 - 13h18

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Osníveis de emprego, do comércio varejista einternacional aumentaram em todas as regiões do Brasil, e ainflação apresenta “sinais de aceleraçãomais intensa” onde há maior “aquecimento econômico”.A conclusão está no Boletim Regional, lançado hoje (29) pelo BancoCentral. 

Oboletim será publicado trimestralmente pela autarquiapara apresentar as condições econômicas porregiões e alguns estados (Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul e os estados da Bahia, Ceará,Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul eMinas Gerais). Segundo o Banco Central, a publicaçãocontribui para avaliar o impacto das políticas da autarquianas regiões.

Deacordo com o boletim, Minas Gerais registrou a maior taxa de inflação para preçoslivres no ano, até agosto, entre os estados. Em Minas Gerais, a alta nos oitoprimeiros meses do ano foi de 4,07%, pressionada pela inflaçãodos alimentos. No  Brasil, o índicefoi de 3,53%. Os preços monitorados (combustíveis,energia elétrica, telefonia, medicamentos, educaçãoe outros) aumentaram 4,08% no período, em Minas, e 1,19%, noBrasil.

Entreoutros dados, o boletim também destaca que os dados de vendasdo comércio indicam recuperação agrícolanas economias do Sul e Centro-Oeste e os efeitos dos programas detransferência de renda no Norte e Nordeste do país. A indústria apresenta "maior dinamismo" nas regiões onde se concentra a produção de equipamentos de transportes, particularmente carros, e onde a indústrai extrativa mineral é estimulada pelas exportações.