Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Os valores dos pedágios definidos pelas empresasque venceram o leilão de concessão de sete lotes de rodovias federais podem terreflexos nas próximas licitações, puxando os preços para baixo. A avaliação édo professor da Universidade de Brasília (UNB) e doutor em ciência de transporte,Joaquim Aragão. “Se verificarmos que esses preços são realmente factíveis, épossível que as próximas concessões sigam esse preço”, afirma.Os valores dos pedágios apresentam deságios que variaram entre 27% e 65% emrelação à quantia máxima estipulada pelo governo em edital. Se as empresasfossem iniciar a cobrança do pedágio hoje, o menor valor a ser pago seria de R$0,997 no caso da BR-381, em cada um dos oito postos depedágio no trecho de 562 quilômetros entre Minas Gerais e São Paulo. O valormáximo seria de R$ 2,94 na BR-393 entre Minas Gerais e o Rio de Janeiro, queterá três postos ao longo de 200 quilômetros.Atualmente, quem viaja por rodovias federais administradas pela iniciativaprivada como a BR-116, trecho que liga o Rio de Janeiro a São Paulo, chega apagar até R$ 7,80 em um dos seis postos de pedágio ao longo de 402 quilômetros.Outro exemplo é a B-040, entre Juiz de Fora (MG) e Rio de Janeiro onde o valorpago é de R$ 6,70 em cada um dos três postos de pedágio. Os dados sobrepedágio são da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT).Na avaliação de Joaquim Aragão foi possível alcançar preços menores no leilãodevido à estabilidade do país hoje, que, segundo ele, é diferente do períodoentre 1994 e 1996, quando houve o primeiro processo de concessão que abrangeuquatro lotes de rodovias federais.“A situação econômica estava bem mais precária do que então por que o paísestava tentando sair da instabilidade macroeconômica. Digamos que o governo nãotinha condições de exigir melhores propostas”. E completa “Estamos pagando umcusto menor de risco, por que boa parte dos altos custos das primeirasconcessões remetem ao fato de que ninguém sabia ao certo se o governo atual eos próximos iriam honrar [os contratos]”.Segundo informações da ANTT, as empresas que venceram o leilão devem assinar oscontratos em janeiro de 2008 e terão seis meses de intervalo para conclusão dasprimeiras obras, antes de iniciar a cobrança de pedágios. Os preços dos pedágiosdevem ser corrigidos anualmente, com base no IPCA (Índice de Preços aoConsumidor Amplo).Ainda este ano, o Ministério dos Transportes espera leiloar cerca de 600quilômetros de rodovias federais na Bahia. Segundo o ministério, a dataprevista é 20 de dezembro e as concessões devem ser de 15 anos.