ONU comemora hoje Dia Internacional do Idoso

01/10/2007 - 6h10

Agência Brasil

Brasília - Dezenove milhões de brasileiros com mais de 60 anos comemoram hoje (1º) o Dia Internacional do Idoso, data que integra o calendário de celebrações da Organização das NaçõesUnidas (ONU).

Os idososjá representam 10% da população brasileira, deacordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE). Diante desse contingente, o Estatuto do Idoso, em vigor desde2003, regulamentou uma série de dispositivos legais paragarantir direitos das pessoas com mais de 60 anos.Entre asmedidas, estão a criação de delegaciasespeciais, a garantia de assistência social, o direito àgratuidade dos transportes públicos urbanos e a reserva deduas vagas por veículo para idosos com renda igual ou inferiora dois salários mínimos em ônibus interestaduais. Neste mês, o Ministério do DesenvolvimentoSocial (MDS) divulgou a entrega das primeiras Carteiras do Idoso,documento que permite a gratuidade.

Apesardos avanços do estatuto, ainda há situaçõesde preconceito, exploração e violência contra osidosos no Brasil. Uma campanha lançada pelo MDS quer que o DiaInternacional seja marcado pelo respeito aos direitos das pessoas commais de 60 anos. A iniciativa “Envelhecer com Dignidade” pretendesensibilizar sociedade, organismos governamentais e organizações não-governamentais (ONGs) para aimportância da construção de uma cultura derespeito aos idosos.

Oministério disponibiliza anualmente R$ 5 bilhões natransferência de renda aos idosos. No Brasil, o Dia Nacional doIdoso foi comemorado no último dia 27, mas a partir de 2008,será sincronizado com a data da ONU.