Bush propõe criação de fundo internacional para financiar projetos de energia limpa

28/09/2007 - 13h11

Juliana Cézar Nunes
Enviada especial
Washington (EUA) - No segundo e último dia do Encontro das Maiores Economias sobre Segurança Energética  e Mudanças Climáticas, o presidente dos Estados Unidos,George W. Bush, propôs a criação de um fundo internacional parafinanciar tecnologias de energia e desenvolvimento limpo, especialmentenos países em desenvolvimento. Segundo ele, os Estados Unidos estãoprontos para liderar os esforços para reduzir a emissão de gasespoluentes sem comprometer a economia global.

"Achave para enfrentar o desafio das mudanças climáticas são as novastecnologias", afirmou Bush, que pediu aos representantes dos 15 paísesconvidados para o evento que levassem a proposta de criação do fundopara seus governos. "Temos que desenvolver energia limpa, mas de umaforma que não coloque em risco o desenvolvimento econômico.''Emseu discurso, o presidente dos Estados Unidos defendeu a busca defontes energéticas que não dependam do petróleo. Bush também voltou aapoiar o investimento em biocombustíveis e disse que o governonorte-americano pretende ampliar as parcerias com países como Brasil ea Austrália para reduzir o desmatamento.

Oencontro convocado pela Casa Branca causou polêmica na comunidadeinternacional, que considera a Organização das Nações Unidas (ONU) o foro mais adequado para o debate sobre mudanças climáticas. Atospromovidos por organizações da sociedade civil em Washington criticam apolítica norte-americana para o meio ambiente e a tentativa de Bush deliderar os debates a partir de agora.