Marcha das Margaridas terá 1.700 agricultoras pernambucanas

20/08/2007 - 9h15

Marcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - Cerca de 1.700 agricultoras demunicípios da Zona da Mata, Agreste e Sertão de Pernambuco vão participar, napróxima quarta-feira (22) em Brasília, da Marcha das Margaridas, umamobilização coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), que ocorre há sete anos no país. Elas estão viajando desde ontem(19), em 38 ônibus, organizados pela Federação dos Trabalhadores na Agriculturade Pernambuco (Fetape), devendo chegar à capital federal amanhã (21), onde irãose juntar a mais 50 mil agricultoras de todos os estados.

 Segundo a funcionária da Fetape Georgina Reis, a idéia é entregar aopresidente Luiz Inácio Lula da Silva, na quarta-feira, uma pautapleiteando melhores condições de trabalho e cidadania no campo. “Desde a morteda líder sindical paraibana Margarida Alves há 23 anos, a violência no meiorural continua ocorrendo, principalmente no estado de Pernambuco. Vamoscontinuar lutando para que o mundo inteiro saiba que as trabalhadoras ruraisnão irão se calar diante das injustiças”, disse.

As camponesas querem que o governo federal implemente novapolítica para assegurar igualdade de gênero, reformaagrária, segurança, educação, saúde e preservação do meio ambiente.