Pequenas empresas brasileiras fortalecem marcas em exposição na França

19/08/2007 - 10h44

Clara Mousinho
Da Agência Brasil
Brasília - Pequenas empresas brasileiras vão expor suas marcas na França, no 2º Salão do Brasil em Paris, que acontece de 5 a 7 de setembro. O presidente do evento, José Luiz de Paula Junior, disse que a mostra vai fortalecer produtos e projetos que tenham sustentabilidade e a marca como ponto de referência.“Na verdade, o salão do Brasil em Paris é uma nova forma de pensar desenvolvimento econômico, onde nós temos nos Arranjos Produtivos Locais (APLs) uma maneira de tentar criar um desenvolvimento sustentável tendo a marca como ponto de partida, como valor agregado”.José Luiz defende que a melhor forma de valorizar uma marca empresarial é a responsabilidade social. “São pequenas empresas estaduais, que são orientadas pela organização do salão como eles têm que trabalhar essa marca. Nunca trabalhar com mão-de-obra infantil e não poluir são conceitos que  fortalecem a marca”, disse. De acordo com José Luiz, o Brasil não deve ser reconhecido mundialmente apenas pelas exportações de commodities, produtos agrícolas e minerais, com preços fixados internacionalmente, mas também pelo valor de suas marcas. “O Brasil é um grande exportador de commodities, e a partir de agora nós temos que pensar como agregar valor aos nossos produtos".