André Souza
Da Voz do Brasil
Brasília - O prazo para ossistemas estaduais de ensino apresentarem medidas de implantação de filosofia e sociologia no ensino médio acaba hoje (16). Cada secretaria estadual de educação tem autonomiapara formular as medidas, entre as quais a formação deprofessores, o material didático utilizado e a forma como adisciplina vai ser desenvolvida. O prazo é apenas para aapresentação de medidas: o ensino das disciplinas sópassa a valer depois de sua implementação.A resoluçãodo Ministério da Educação que torna as duasdisciplinas obrigatórias no ensino médio é de 16de agosto do ano passado e vale para as escolas públicase particulares. Embora a definição das medidas caibaaos gestores dos sistemas estaduais de ensino, cada escola vai terautonomia para ensinar as disciplinas de acordo com a realidade dosalunos. O Ministério da Educação vai dar apoioàs escolas públicas para que implantem o ensino das duas disciplinas, distribuindo livros aosalunos.Lúcia Lodi,diretora de Políticas Públicas do Ensino Médiodo Ministério da Educação, acredita que o ensinodas duas disciplinas é importante para a formaçãodos estudantes. “A sociologia e a filosofia tem uma contribuiçãoinestimável do ponto de vista do raciocínio lógico,do pensamento autônomo, da capacidade de análisecrítica”, diz a diretora.Mesmo sem serobrigadas, algumas escolas já dão aulas de sociologia efilosofia. É o caso das duas escolas públicas deGoiânia onde Joanita da Silva é professora. Ela prefere que seu ensino seja obrigatório, e nãoopcional. Para ela, como optativas, "você acaba fazendo politicagem coma disciplina", ao passo que, como obrigatória, parte da grade, contribui para a formaçãointegral do cidadão.“Não éinteressante ter a disciplina só em algumas escolas. Éimportante que as 21 mil escolas secundárias que existem emtodo o país consigam trabalhar a sociologia e a filosofia”,completa.Uma das alunas,Rayanne dos Santos, também considera importante aprendersociologia e filosofia. “Eu acho muito importante [o ensino de sociologia], porque, primeiro, no ensino fundamental não tem.Então, no ensino médio a gente estuda tudo: osacontecimentos da sociedade, a mídia, como ela passa asinformações para a gente. [O ensino da filosofia] também é importante. Ela abre muito a mente dosalunos. A gente discute mais, fica sabendo de mais coisas”.