Reclamações de passageiros serão feitas por sistema digital

06/08/2007 - 18h31

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A partir de setembro,passageiros que quiserem fazer reclamações sobrecompanhias aéreas ou aeroportos brasileiros vão ter àdisposição um sistema digital que deverá reduzirem até um terço o tempo de processamento dasreclamações.A Agência Nacional de AviaçãoCivil (Anac) iniciou hoje (6) um treinamento para gerentes regionaisde diversos estados. A implementação do novo sistema emmais de 60 aeroportos do país deverá ser concluídaaté o final de agosto. A agência não informou oscustos do sistema.O novo modelo inclui uma caneta e umformulário digitais. A caneta tem um leitor ótico quearquiva dados enquanto a pessoa escreve a reclamação.O formulário é impresso em papel comum, mas temuma máscara de impressão especial com micropontos quepermitem à caneta identificar os dados escritos. Assim, oprocessamento das informações será on-line.Deacordo com o gerente-geral de fiscalização da Anac,Geraldo Peccin, essa ferramenta vai agilizar o andamento dasreclamações dos passageiros e facilitar a obtençãode informações por parte do reclamante.“Aoterminar de fazer a reclamação, a pessoa receberá,por e-mail e no celular, uma mensagem informando o númeroda ocorrência para ela acompanhar no site da Anac em que faseestá a reclamação”.Durante aapresentação do sistema, uma das preocupaçõesdos gerentes regionais foi em relação ao númerode canetas que estará disponível aos passageiros.Peccin garantiu que, nos aeroportos com maior movimento, como o deBrasília, haverá cerca de cinco canetas. Mas sehouver um grande número de pessoas querendo registrarreclamação ao mesmo tempo, o formulário poderáser preenchido com uma caneta convencional. Os dados serãotranscritos posteriormente para o sistema digital.O sistemafoi instalado há três meses, em fase experimental, emsete aeroportos do país. Para Peccin, além de agilizaro processo de consulta das reclamações, as informaçõesdigitais vão servir para que a Anac tenha os indicadorescorretos para corrigir os problemas ocorridos em um menor tempopossível.