Lula diz que mexicanos e brasileiros precisam ter “menos medo” de ser multinacionais

06/08/2007 - 14h34

Marcela Rebelo
Enviada especial
Cidade do México (México) - O presidente Luiz Inácio Lulada Silva disse hoje (06) que os empresários mexicanos e brasileirosprecisam ter “menos medo” de se transformar em empresasmultinacionais. “As oportunidades estão aí e tudo omundo sabe que isso é que nem garimpo: é precisopesquisar, é preciso descobrir nichos de oportunidades”.

Ao discursar na abertura doseminário de empresários dos dois países,organizado pela brasileira Confederação Nacional daIndústria (CNI) e pelo Conselho Empresarial Mexicano deComércio Exterior, Investimento e Tecnologia (Comce), Luladisse que os dois países dispõem de mercado, mãode obra e competência tecnológica para aumentar osinvestimentos. “Então, o que falta para nós? Faltauma coisa: ousadia. E uma outra coisa, acreditarmos no potencial denossos países”.

O presidente ressaltou a importânciado México como parceiro comercial e lembrou que o paísé o quinto maior destino de produtos brasileiros e o o oitavomaior mercado fornecedor do Brasil. Lula citou também oPrograma de Aceleração do Crescimento (PAC), como sendo“o mais estruturado plano de investimento em infra-estrutura dosúltimos 30 anos no Brasil”

O presidente mexicano, FelipeCalderón, destacou que seu país oferece condiçõesde estabilidade econômica e posição estratégicano comércio mundial. “México e Brasil sãofortes, mas aliados podem constituir uma verdadeira mundial”,afirmou.

Depois de participar da abertura doseminário, Lula passou pela cerimônia de boas vindas noPalácio Nacional, teve um encontro privado com Calderóne uma reunião ampliada com membros do governo.