Cerca de 12 mil reclamações de passageiros estão acumuladas na Anac

06/08/2007 - 18h35

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A AgênciaNacional de Aviação Civil (Anac) deverealizar em setembro uma força-tarefa técnica para agilizar a resoluçãodos processos que estão parados.Segundo o gerente-geral defiscalização da Anac, Geraldo Peccin, atualmente hácerca de 12 mil reclamações em fase de processamento.“Até o fim do ano, acredito que teremos uma reduçãosubstancial do arquivo que temos até hoje”.Entre o Natal e oAno Novo de 2006, por exemplo, foram registradas cerca de 1,5 mil reclamações. Asprincipais estãorelacionadas a cancelamentos e atrasos de vôos; bagagem;overbooking (sobrevenda de passagens); e preterição depassageiros, que ocorre quando uma empresa oferece benefíciospara que o passageiro desista do vôo.Apóso registro da reclamação, que deve serfeito na Seção de Aviação Civil doaeroporto, a Anac promove reuniões com as companhias aéreaspara tentar corrigir os problemas ocorridos. Se a reclamaçãofor considerada procedente, a empresa tem até 20 dias paraapresentar uma defesa prévia.Depois da avaliaçãoda diretoria colegiada da Anac, a companhia aérea pode recebermultas que variam de R$ 1 mil a R$ 20 mil por ocorrência.Atualmente, esse processo leva cerca de oito meses para serconcluído.