Capes começa a analisar cerca de 3,5 mil cursos de mestrado e doutorado

06/08/2007 - 17h05

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Mais de 3,4 milcursos de mestrado e doutorado serão analisados por meio daAvaliação Trienal do período 2004 a 2006. Essa é a 15ª avaliaçãopromovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento dePessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério daEducação, que em 1976 implementou o Sistema de Avaliaçãoda Pós-Graduação Nacional.Durante três semanas a contar  de hoje (6), cerca de 700 pesquisadores, cientistas eintelectuais de todas as áreas de conhecimento vãoanalisar informações enviadas pelas instituiçõesde ensino - como número de produção depublicações científicas e de alunos formados - e as obtidas em visitas às instalaçõesdos programas de pós-graduação. Os critérios analisados são: proposta dos cursos; infra-estrutura de ensino epesquisa; formação, composição ededicação do corpo docente; produçãocientífica de alunos e professores; e impacto social doprograma de pós-graduação. A avaliaçãoconsiste em notas de 1 a 7. Os cursos com conceito 1 e 2 sãodescredenciados pela Capes.Segundo o Ministério da Educação,os resultados serão divulgados noinício de outubro. Depois disso, as instituiçõestêm 30 dias para recorrer. O processo termina emdezembro.Para o ministro da Educação, FernandoHaddad, o país precisa transformarconhecimento científico em tecnologia com apoio do governo.Ele lembrou que o Brasil é responsável por 2% daspublicações científicas no mundo, mas sóresponde por 0,5% de patentes registradas no exterior. “Nossagrande tarefa é traduzir essa riquíssima ciênciaem tecnologia. Esse descasamento entre ciência e tecnologia nos coloca em situaçãode desvantagem em relação aos demais países. Éóbvio que essa lacuna tem que ser preenchida com açõesdo poder público”.Segundo ele, essa edição daAvaliação Trienal ocorre no momento em que há um“novo desenho institucional” da Capes, que passará a teráduas novas funções. A entidade vai gerir o Plano Institucional deBolsas de Iniciação à Docência, a serlançado em setembro, para oferecerbolsas de estudo em cursos presenciais de universidades públicas; e o Sistema Universidade Aberta doBrasil, feito em parceria com estados emunicípios para qualificar a distânciaprofessores da educação básica pública. Na avaliação de Haddad, essa é umaforma de conectar todos os níveis educacionais do país,com capacitação de professores da educaçãobásica e estímulo a estudantes de mestrado e doutorado,por meio de bolsas.