Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Os trens que ligarão as cidades de São Paulo e Guarulhos, facilitando oacesso ao Aeroporto de Cumbica, devem entrar em operação em 2010. Oinício da construção das linhas ferroviárias está previsto para oinício de 2008, de acordo com informações divulgadas hoje (31) peloportal do governo estadual.O plano é que o ExpressoAeroporto ligue uma das estações de metrô do centro de São Paulo ao aeroporto, percorrendo 31 quilômetros em 20 minutos, a maisde 100 km/h, com intervalo de 12 minutos entre um trem e outro e capacidade diária de 20 mil passageiros. No início, afrota será de oito trens com quatro vagões cada e o preço da passagemestá estimado entre US$ 6 e US$ 16 (cerca de R$ 11 a R$ 30), segundo o Palácio dos Bandeirantes.Outra linha prevista é a do Trem de Guarulhos, que sairá da EstaçãoBrás (centro de São Paulo) com destino ao Parque Cecap de Guarulhos,próximo a Cumbica, passando por outra estação paulistana: EngenheiroGoulart (zona leste). A capacidade prevista é de 100 mil passageirosdiários no início e 200 mil no futuro. O trem deve percorrer as trêsestações em 15 minutos e ovalor da passagem será o mesmo cobrado pela Companhia Paulista de TrensMetropolitanos (CPTM): confira. Para chegar ao aeroporto, o passageiro precisaráutilizar ônibus.O valor total das duas obras está estimado em R$ 3,4 bilhões. O governoSerra diz que está analisando duas propostas recebidas de consórciosmais um projeto inicial.De acordo com o governo do estado, um único edital será elaborado paraos dois projetos e o vencedor da concorrência ficará responsável pelasduas obras. A previsão é de que as audiências públicas para elaboraçãodo edital e a assinatura do contrato sejam realizadas em setembro, apósdefinição das diretrizes da parceria público-privada (PPP). Aprincípio, o Expresso Aeroporto deve ser operado e exploradocomercialmente pela iniciativa privada, no caso a empresa responsávelpela construção, durante o período de concessão.Os dois trens devem utilizar o mesmo trilho e ter o mesmo padrãotecnológico e de desempenho, com diferença apenas no acabamentointerno. O Expresso Aeroporto será mais confortável e teráar-condicionado.