Priscilla Manezotti
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Em 1996, um avião Fokker 100 da TAM caiu sobre casas do bairro de Jabaquara, zona sul paulistana, dois minutos após decolar de Congonhas rumo ao Rio de Janeiro. As investigações apresentaram o reversor da turbina direita como causa do acidente. Reverso é um equipamento devôo que vai acoplado à turbina do avião, para auxiliar a reduzir avelocidade durante o pouso.O aparelho abriu, durante a decolagem, reduzindo a velocidade do avião e provocando a queda. O acidente provocou 102 mortes. Na queda, espalhou destroços sobre dois prédios e sete casas causando a morte das 99 pessoas que estavam à bordo e mais três que estavam no solo.Hoje (19), a companhia TAM Linhas Aéreas divulgou nota confirmandoque estava desativado o reverso da asa direita do Airbus A320, querealizava o vôo JJ 3054 de Porto Alegre a São Paulo. O aparelho, queauxilia na redução da velocidade durante o pouso, apresentou defeito efoi desativado.A TAM já havia divulgado a informação ontem(18), em entrevista coletiva do presidente da empresa, Marcos Bologna."Estávamos com o reversor travado, mas ele não era um item requeridopara este pouso", afirmou Bologna. Esta noite, o Jornal Nacional da Rede Globo apresentou o fato como uma das possíveis causas do acidente.A Aeronáutica afirma que o avião poderia pousar, mesmo com o reverso desligado. "O reverso não é fator preponderante para operação em uma pista",garantiu o chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes(Cenipa), brigadeiro Jorge Kersul Filho.