Anac diz que não pretende alterar decisão de reduzir número de vôos em Congonhas

10/07/2007 - 22h47

Alex Rodrigues
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que não pretende, por enquanto, alterar a redistribuição de vôos implementada ontem (9) no Aeroporto Internacional de Congonhas (SP). Por meio de nota divulgada em seu site, a agência reitera a intenção de manter o esquema que reduziu de 48 para 40 o número de pousos e decolagens por hora, nos períodos de maior movimento.

Com a conclusão da obra na pista principal do aeroporto, Congonhas deveria ter voltado a operar 48 vôos por hora, mas a Anac, o Departamento de Controle de Espaço Aéreo (Decea) e a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) concluíram que a redução do número de vôos durante os horários de pico era a melhor opção para o aproveitamento adequado do aeroporto.

A medida, segundo a própria Anac, resultou na alteração dos horários de 134 vôos: 34 da TAM, 31 da Gol, 20 da BRA, 14 da Oceanair, 28 da VRG (antiga Varig) e sete da Pantanal.

Para que o aeroporto retome os 48 pousos e decolagens por hora, a Anac aprovou resolução que determina à Infraero a adoção das seguintes medidas emergenciais:

  • Acréscimo de no mínimo seis ônibus com a mesma capacidade dos utilizados hoje no transporte de passageiros para embarque e desembarque em aeronave. Isso, segundo a Anac, viabilizaria a utilização da pista auxiliar do aeroporto;

  • Aumento de pessoal para que cada ponte de embarque tenha um operador durante todo o período de funcionamento do aeroporto;

  • Aumento no número de funcionários para inspeção das bagagens de mão e pertences pessoais, em especial dos que operam as máquinas de raio X;

  • Avaliação do quantitativo dos equipamentos de inspeção por raio X em operação no aeroporto, levando em consideração o número de passageiros/ano e de usuários do aeroporto;

  • Reavaliação das posições remotas no pátio do aeroporto, a fim de viabilizar o aumento do número dessas posições;

  • Redistribuição das áreas destinadas ao check-in de acordo com o número de autorizações de horários de vôo,  com o objetivo de agilizar o atendimento aos usuários.