Seminário nacional discute diretrizes para educação profissional e a distância

04/06/2007 - 23h23

Lucia Nórcio
Repórter da Agência Brasil
Curitiba - As diretrizes do Programa Nacional de Formação Profissional Técnica de Nível Médio em Educação a Distância começaram a ser discutidas hoje (4) em seminário nacional promovido pelas secretarias de Educação a Distância e de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. Segundo Carlos Eduardo Bielschowsky, secretário de Educação a Distância, o programa prevê a instalação de mil pólos de atendimento em centros federais de educação tecnológica, escolas técnicas estaduais e agrícolas. "O governo quer a democratização do ensino técnico de qualidade na modalidade semipresencial – o aluno não precisa ter um computador, o projeto é desenvolvido para atender a arranjos produtivos regionais e a bolsões de pobreza nas capitais", explicou. O ensino a distância, acrescentou, pressupõe a instalação do pólo regional onde os alunos têm laboratórios, aprendem a usar computador e utilizam os laboratórios em rede, nos mesmos moldes da universidade aberta. "O objetivo é oferecer oportunidades para os jovens que estão entrando no ensino médio ingressarem mais cedo no mercado de trabalho", disse. Na avaliação do secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco, essa modalidade está em  fase de expansão no país. “São210 novas escolas sendo implantadas, somadas às 140 já existentes, alémda criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia edas experiências novas com o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio para Jovens e Adultos (Proeja)”, informou. Na primeira noite do seminário, que vai até quarta-feira (6), foi lançada a terceira série dos Cadernos Temáticos, publicação do Ministério da Educação que tem cinco volumes em cada série, abordando temas como meio ambiente, comunidade, tecnologia, e relatando experiências e práticas pedagógicas. Pacheco anunciou que em março de 2007 deverá ser lançada a quarta série, destinada a alunos e professores.