Relator da CPI do Apagão Aéreo na Câmara quer ouvir pilotos do Legacy

04/06/2007 - 19h44

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O relator da ComissãoParlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo, deputado Marco Maia (PT-RS),disse hoje (4) que pretende ouvir os pilotos do jato Legacy que colidiu com o Boeing da Gol em setembro passado, Jean PaulPaladino e Joseph Lepore. Maia disse que estar convencido de que "eles têm um envolvimento sério com o acidente e falar à CPI é um instrumento para que eles possam se defender". E informou estar negociando com os departamentos de Defesa e de Justiça norte-americanos, por meio dos ministérios das Relações Exteriores e da Justiça, para ouvir os pilotos. "A caixa preta está aí, temos a degravação das conversas que eles tiveram durante o acidente", acrescentou o relator. Ele também disse querer ouvir o funcionário da Embraer (fabricante do Legacy) que deu instruções aos pilotos sobre o funcionamento do jato. "Ele poderá contar sobre aformação e qualificação dos pilotos, se eles realmente tinham dúvidassobre o funcionamento da aeronave e até mesmo por que eles desligaram otransponder, se foi desligado voluntariamente ou não", explicou Maia.No acidente de setembro passado morreram as 154 pessoas que estavam a bordo do Boeing da Gol. Segundo o relator, "se hoje eu tivesse que afirmar que há umresponsável direito pelo acidente, eu diria que esses responsáveis sãoos pilotos, pelo conjunto de informações que nós temos".

Maia não descartou, no entanto, a responsabilidade doscontroladores de vôo que trabalhavam na hora do acidente. "Ainda temos que checar o tamanho dessa responsabilidade. Por isso as informações da caixapreta e os laudos técnicos são fundamentais", disse, após comentar o indiciamento dos controladores pela Justiça de Mato Grosso. "No caso específico do sargento Jomarcelo Fernandes dos Santos, acho um exageroindiciá-lo por crime de homicídio doloso eventual. Mas isso é prematuro, porque agora vamos juntar todas as informações, tudo o que temos sobre o acidente", disse. Os outros controladores, Lucivando Tibúrcio de Alencar, Felipe dos Santos Reis e Leandro José Santos Barros, foram indiciados por homicídio culposo, sem intenção de matar. Em reunião fechada, hoje, a CPI ouviu.Lucivando Alencar e Jomarcelo dos Santos. Segundo o relator, a Comissão está disposta a descobrir quem é o engenheiro citado pelos controladores e que teria constatado variação de mais de 4 mil pés na altitude de vôo do Legacy, em reunião realizada um dia depois do acidente. Ainda de acordo com  o deputado Marco Maia,  a  CPI  recebeu 67 fichas onde os controladores anotam os problemas ocorridos no período de trabalho. As fichas se referem ao dia 28 de maio último e registram duplicação de aeronaves na tela do radar e horários em que o sistema esteve fora do ar. "Vamos analisar o impacto disso no controle do sistema aéreo", disse.A CPI também aprovou hoje requerimento para fazer uma diligência no aeroporto de Congonhas (SP) no dia 18.