Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil
Curitiba - Termina na próxima sexta-feira (18) o prazo para a inscrição de alfabetizadores do programa Paraná Alfabetizado. Desenvolvido pelo governo do estado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a ação segue as diretrizes do Programa Brasil Alfabetizado, desenvolvido com instituições do governo federal, estadual e municipal, além da sociedade civil.
Segundo o coordenador do programa no estado, Wagner Roberto do Amaral, os alfabetizadores atuam de forma voluntária, sem vínculo empregatício. Eles recebem uma bolsa-auxílio de R$ 260 por mês.
"As vagas ofertadas são, preferencialmente, para professores habilitados da rede pública estadual e municipal. Nos locais de difícil acesso, para pessoas que tenham o ensino médio completo”.
A meta para 2007 é formar cinco mil novas turmas, com um total de 100 mil alunos matriculados. Desde que o programa foi implementado, em agosto de 2004, foram alfabetizadas 130 mil pessoas no Paraná.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam 650 mil jovens e adultos analfabetos no estado, que representa 8,6% da população.
Em 2006, O MEC repassou para o Paraná R$ 6,4 milhões para serem aplicados no programa, que chegou ao fim do ano com 60 mil alfabetizados.