Programa de incentivo à leitura no meio rural inaugura mais 51 bibliotecas em Pernambuco

14/05/2007 - 11h29

Marcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - O programa Arca das Letras,lançado pela Secretaria de Reordenamento Agrário, do Ministério doDesenvolvimento Agrário, em 2003, com o objetivo de atender comunidades ruraisque não tinham acesso à leitura, está se expandindo este mês com a inauguração,em Pernambuco, de mais 51 bibliotecas. Os municípios beneficiados, nesta semana, são Bezerros, Catende, Caetés, Capoeiras, Escada, Jaqueira,Moreno e Surubim.

O programa, que nesta fase vai beneficiar mais 5 mil famílias, contacom o apoio da Secretaria estadual de Desenvolvimento Social e do projeto DomHélder Câmara.

De acordo com Cleide Soares, coordenadora nacional do Arca das Letras,desta vez estarão sendo disponibilizados 10 mil livros para crianças, jovens eadultos que vivem no meio rural. Ela explicou que tipo de acervo cada bibliotecareúne. ”Temos desde livro didáticos e dicionários para pesquisa escolar até literatura voltada para ointeresse específico das comunidades rurais, como técnicas de produção nocampo”. Cerca de 100 voluntários tambémestarão sendo capacitados para trabalhar com os leitores interessados.

Pernambuco foi o primeiro estado do Brasilfavorecido com o programa, que tem atualmente 3.340 bibliotecas no meio rural,em 24 estados, atendendo a 400mil famílias. Já foram instaladas no estado 305 bibliotecas em 70 cidades.

Asarcas, estantes de madeira onde os livros ficam guardados, são fabricadas pordetentos de penitenciárias de Petrolina, no sertão de Pernambuco, Fortaleza, noCeará, Mossoró, no Rio Grande do Norte, e Vila Velha, no Espírito Santo, além dealunos em situação de risco social do Rio Grande do Sul e portadores denecessidade especiais do Centro de Profissionalização Integrado, do Piauí.