Manoela Alcântara
De A Voz do Brasil
Brasília - Os 11 milhões de participantes do Programa Bolsa Famíliaterão um novo calendário para receber o benefício,em todo o país. Atualmente, quem tem o Número deIdentificação Social (NIS), impresso no cartãode recebimento do benefício, entre 1 e 5 recebe no fim de cadamês e aqueles que têm o NIS terminado entre 6 e zero,sacam o Bolsa Família no início do mês seguinte.A partir do mês de maio a data do pagamento seráalterada, todos os beneficiários vão receber no mesmomês.Segundoo diretor de operação do Bolsa Família doMinistério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome,Antonio Carlos Oliveira Júnior, além da antecipação do benefícioem uma semana, o novo calendário vai reduzir as filas nos postos de recebimento.
“Sempreno início de mês você tem o vencimento de muitascontas, o pagamento de pensões e outros benefícios noscorrespondentes bancários e no agente operador Caixa EconômicaFederal. Essas pessoas engrossavam o movimento nesses locais depagamento. E o que nós estamos fazendo com o novo calendário?Estamos tirando essas pessoas do início do mês,evitando em alguns locais filas e o acúmulo de pessoas parareceber o benefício”.
Oslocais de recebimento do Bolsa Família não serãoalterados, apenas as datas irão mudar. Desde janeiro, foramdistribuídos 20 milhões de panfletos aos beneficárioscom as novas datas. Mas, quem ainda tiver alguma dúvida podeligar na Caixa Econômica Federal no telefone: 0800-574-0101 ouno Ministério : 0800-707-2003. A ligação éde graça.Nestemês, o pagamento ainda será dividido, ou seja, osbeneficiários com o último dígito do Númerode Identificação Social (NIS) entre 1 e 5 ainda recebementre os dias 24 e 30 de abril. Aqueles que têm NISterminado entre 6 e zero, sacam o Bolsa Família de abril noperíodo de 2 a 8 de maio.