Justiça federal prorroga prazo para investigações sobre acidente com Boeing da Gol

16/01/2007 - 20h42

Alex Rodrigues
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O juiz federal Murilo Mendes acatou oparecer da Procuradoria da República em Mato Grosso e prorrogou pormais 30 dias o prazo para as investigações sobre o acidente com oBoeing da Gol, ocorrido no dia 29 de setembro. No acidente, no norte doestado, morreram 154 pessoas.

Opedido havia sido feito pela Polícia Federal (PF), que aguardava adecisão desde dezembro, quando entregou à Justiça Federal o relatórioparcial do inquérito. Na semana passada, o procurador Thiago Lemos deAndrade havia assinado parecer favorável à prorrogação do prazo.

Nadecisão, divulgada no início da noite de hoje (16), o juiz tambématendeu ao pedido feito pelos advogados dos pilotos norte-americanos dojato executivo Legacy, que se chocou com o Boeing. Como os pilotosforam indiciados pela Polícia Federal, Mendes considerou que osadvogados devem ter pleno acesso às informações colhidas durante asinvestigações.

O juiz acatou pedidosemelhante feito pela viúva de uma das vítimas do acidente: garantiu oacesso do advogado ao inquérito, com exceção das informações que digamrespeito aos controladores de vôo, inclusive aos diálogos travados nodia do acidente. Murilo Mendes argumentou que as investigações nãoapontam a participação ou culpabilidade dos controladores, por isso aidentidade deles deve ser poupada. Em sua decisão, o juizconsiderou que as informações apuradas até o momento precisam seresclarecidas: “Assim como os sucessores das vítimas têm direito deobter documentos com o fim de instruir demandas tendentes à reparaçãocivil, aos profissionais responsáveis pelo controle do tráfego aéreo éassegurada a preservação da intimidade, pelo menos até o momento em queassumam no processo porventura a condição formal de indiciados”.