Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Depois de mostrar os costumes dos povos do Xingu em 1984, o jornalistaWashington Novaes voltou, em 2006, às terras dos Waurá, Kuikuro, Mentuktire,Panará (ex- Kreen-Akarôre) e Yawalapiti para saber como estão essas etnias. Asmudanças foram muitas, dentro e fora das aldeias. O desmatamento e asplantações de soja já chegaram aos limites do Parque Indígena do Xingu.Na década de 80, Novaes chamou de Xingu – A Terra Mágica a série dedocumentários exibida na televisão. Agora, intitula a nova série de Xingu –A Terra Ameaçada. “O parque do Xingu é hoje uma ilha de vegetação cercadapor um mar de soja e de pastagem”, disse o jornalista à Agência Brasil.A construção de seis hidrelétricas na região é outra questão. As obras deuma delas, a Paranatinga 2, já começaram. A construtora informou que construiráuma escada para que os peixes subam, mas especialistas alertam que algumasespécies não conseguirão subir o rio para desovar. “Os índios não se conformame dizem que não vão aceitar isso”, relatou.Em mais de 100 horas de gravação, Novaes registrou o desaparecimento datradição e a invasão da cultura branca. Motos, televisão, antena parabólica,tênis e roupas são realidade nas tribos e encantam os mais jovens. “Os velhosdizem que os jovens não querem mais saber dos costumes. Eles querem andarvestidos e ser como os jovens brancos”, disse.Uma das preocupações é que os jovens não querem ser pajés. Os Yawalapiti, porexemplo, possuem apenas um pajé e não há interesse de outros, segundo Novaes.As tribos dedicam mais tempo ao artesanato (colares, esteiras), vendido nascidades e fonte de renda para a compra de tratores, bicicletas, chuteiras ecalção.Campanhas de vacinação e mudança de costumes contribuíram para o aumento napopulação indígena. “Mulher solteira que tinha filho costumava sacrificar ofilho. Isso não acontece mais", exemplificou. A Fundação Nacional de Saúde(Funasa) passou a construir poços artesianos nas aldeias para evitar a poluiçãodos rios e transmissão de doenças no período das cheias.O Kuarup, homenagem tradicional aos mortos ilustres do Xingu, também sofre ainfluência dos brancos. O jornalista contou que a última cerimônia foiregistrada por sete equipes de televisão, entre elas, a emissora inglesa BBC,que levou quatro lutadores (boxe, judô e jiu-jitsu) para disputar com os índioso huka-huka, luta que integra o Kuarup.De acordo com Novaes, a empresa pagou os indígenas, o que provocoudiscussão. “Os Kamayurá não receberam pagamento e não queriam deixargravar”, contou. Assim como em 1984, Washington pagou pelo uso das imagens dosíndios. “É justo”, afirmou.Para tentar resgatar a tradição, o jornalista disse que os Panará realizamtrabalho de recuperação da língua, desenhos, histórias e mitos da etnia. Asérie Xingu – A Terra Ameaçada tam veiculação prevista para abril, na TVCultura de São Paulo.