Michel Medeiros
de A Voz do Brasil
Brasília - O Ministériodo Desenvolvimento Social e Combate à Fome liberou, semana passada, recursos paraa criação de mais 23 Centros deReferência Especializada de Assistência Social, em todas as regiões do país.Sóem 2006 mais de 54 mil crianças e adolescentes foram atendidas nesse tipo de centro. Eles estão presentes em mais de mil e cemmunicípios de todo o país, e tratam de famílias em que há crianças vítimas de algum tipo deabuso.Segundoa diretora do Departamento de Proteção Social Especial do Ministério doDesenvolvimento Social, Marlene Azevedo, o trabalho dos centros é auxiliar todaa família na recuperação de possíveis traumas causados pela violência. “Aprioridade é tratar a exploração sexual de crianças e adolescentes, é onascedouro dos centros de referência”, afirma a diretora.
Noscentros, as vítimas são atendidas por uma equipe formada por médicos, psicólogos, assistentes sociais, advogados e educadores. Além do auxílio médico,também é dado apoio jurídico.
Osprimeiros novos centros serão implantados em cinco municípios da região Nordeste. Ascidades foram escolhidas devido à freqüência dos casos de exploração sexualinfanto-juvenil.