Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A Associação das Empresas Lojistas em Shoppings Centers do Estado do Rio de Janeiro (Aloserj) estima atingir a marca de 1 milhão de consumidores neste final do ano nos 32 shoppings da região metropolitana fluminense.Segundo o diretor-executivo da Aloserj, Gilberto Catran, em termos de faturamento, é previsto um aumento de 2,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
“Não tem poder aquisitivo para ter um aumento maior”, avalia Catran. Segundo ele, nem a oferta de crédito registrada este ano foi capaz de ampliar o volume de compras pelos consumidores no comércio varejista, até porque maior crédito significa que os lojistas não estão podendo vender à vista nem em menos parcelas.
Catran analisou que, na verdade, não se trata de um aumento de vendas. A alta esperada se refere a um valor nominal em Reais comparada às vendas ocorridas no Natal de 2005. “Se você descontar a inflação, isto é, em valores corrigidos, há até um pequeno decréscimo em comparação ao ano passado entre 1% a 1,5%,”
Os produtos que concentram maior procura dos consumidores são os do chamado “ramo mole”, que engloba vestuário, acessórios e calçados. Dentro desse grupo, o destaque no Natal 2006 foram os sapatos femininos, que mostraram alta de 8%.
Em 2006, a perspectiva é fechar com vendas negativas da ordem de 7%. “Foi um ano difícil, de Copa do Mundo, que teve uma movimentação política que afetou o emocional das pessoas. E isso está ligado ao consumo," afirma o diretor-executivo da associação.Para 2007, a previsão é de vendas reduzidas, com crescimento entre 1% a 2%, acompanhando o aumento da economia.