Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Filas, tumultos e esperas de até 12 horas marcaram a manhã de hoje (23) no terminal de embarque do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão). Problemas operacionais da empresa aérea TAM foram o principal motivo e, segundo informações de funcionários do balcão da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), até as 10 horas apenas um vôo da companhia havia decolado. O vôo 3304, com destino a Natal (RN), estava previsto para as 23h45 de ontem (22), mas partiu às 7h30, com quase oito horas de atraso. Uma passageira chegou a ser presa depois de tentar danificar um computador do balcão da empresa aérea, no início da manhã. Durante a confusão, uma funcionária da TAM tentou agredir a passageira e acabou passando mal. No tumulto, outro funcionário que tentou evitar a briga saiu com o braço machucado. Os dois foram levados para o posto de saúde do aeroporto. A TAM interrompeu o check-in e apenas os passageiros de vôos com alguma previsão de decolagem eram chamados para fazer o procedimento. Diante da falta de informações, passageiros se amontoaram na entrada do embarque e discutiam com funcionários. Carlos Antonio de Araújo, de 45 anos, tentava voltar para Recife às 22h30 de ontem, mas o vôo foi desmarcado e, às 10 horas de hoje, ainda não havia confirmação do novo horário.“É uma falta de respeito com o consumidor, que comprou sua passagem antecipadamente. A empresa não dá condição de embarque e não temos a quem apelar – nem eles dão informação. Estou aqui desde as 20 horas de ontem e até agora não consegui embarcar”, disse.Filas se formaram no saguão do Terminal 2, onde a TAM embarca os passageiros. No chão, enquanto aguardavam a chamada para o vôo, muitos deles improvisaram camas para descansar.