Carolina Cabral
Da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O Fórum Cultural Mundial debateu hoje (28) as políticas públicasque incentivem a indústria de jogos eletrônicos no Brasil. Foram analisados osimpactos de iniciativas recentes do governo federal e das empresas quedesenvolvem games no país.Segundo o secretário de Políticas Culturais do Ministério daCultura, Alfredo Manevy, dentre as principais ações efetivas do governo paraimpulsionar a indústria de games, a mais importante é o Concurso de JogosEletrônicos, uma iniciativa do Ministério da Cultura, em parceria com oInstituto Nacional de Tecnologia da Informação da Casa Civil e com a Financiadorade Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia. “O Ministério da Cultura criou um edital específico paraincentivar os games no Brasil, os Jogos BR, que está na sua segunda edição, eque fomenta a produção de jogos brasileiros, de idéias, roteiros para jogos eapoio às empresas que investem na criação desses jogos. É um setor que oministro Gilberto Gil reconheceu como setor cultural do Brasil e como parte daprodução áudio-visual da cultura. É um dos segmentos que mais cresce no mundo emais gera empregos”, disse. O Ministério da Cultura investiu R$ 240 mil para incentivara criação de jogos para computadores, consoles, celulares e outras plataformas.O ministério selecionou oito projetos para serem lançados no mercado.De acordo com André Nunes, representante da Finep, éessencial para o Brasil enxergar a indústria de jogos eletrônicos como ummercado de entretenimento, de faturamento milionário, que vem superandoinclusive a indústria do cinema de Hollywood em participação publicitária. Ainda de acordo com ele, um projeto da Finep de iniciaçãocientifica junto aos alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) resultouna criação de um jogo que auxilia na construção de conjuntos habitacionais noestado.